sábado, 14 de maio de 2011

Qual a origem do mal e porque Deus não acabou de vez com o diabo?


Estas questões sempre me intrigaram. Mas o mal não foi criado por Deus, pois Ele não pode contra si mesmo, visto que Ele é bom. Portanto, não poderia criar o mal, mas Ele sabe o que é contrário de si mesmo. O mal é uma hipótese (teoria) pra Deus. 
A Bíblia nos ensina que o diabo é um ser criado. Deus nos criou, mas também criou o diabo. E como nos criou "bom", também criou o diabo "bom". Antes do que aconteceu conosco no Éden, aconteceu com o diabo no Reino. O orgulho, a soberba tomaram conta de seu coração e ele desejou ser maior do que Deus.

Ezequiel 28:13-15- Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado. Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o designei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes. Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você.
Isaías 14:12- Você, que dizia no seu coração: “Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo.”
          Por conta disso o diabo se tornou a personificação do mal. O que era latente no universo ocorreu no coração do diabo.
              Então você deve está se questionando: mas qual a origem do mal, afinal?
          Faça uma experiância que aprendi com o professor e pastor Glauner Pereira no STBG. 
           Imagine-se em um cômodo onde haja uma lâmpada acessa. Se for perguntado a você qual é a origem da luz que ilumina o cômodo, com certeza você apontará para a lâmpada. Imagine-se agora apagando esta fonte de luz. O que resta? Escuridão. É possível apontar para a origem da escuridão? Obviamente que não. Escuridão é a ausência de luz. Portanto, o mal (escuridão) nada mais é do que a ausência bem (luz).
Sendo assim, quando o diabo permitiu que a "LUZ" se apagasse dentro dele, o que restou? "ESCURIDÃO". E foi assim também que o homem caiu. Ele permitiu que o diabo apagasse a sua fonte de "luz", restando-lhe a escuridão do pecado e sua vergonha.
 Agora por que Deus não acabou de vez com o diabo?
 Deus permitiu a “permanência existencial” do diabo, fora do céu é claro, mas não o livrou de seu destino final, para que diante de opções diferenciadas o homem e no uso de sua liberdade pudesse escolher a Deus. O que infelizmente não ocorreu. Adão e Eva fizeram a escolha errada. Só há amor quando há liberdade. 
Quais têm sido as nossas escolhas? Como temos usado a nossa liberdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário